A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM

Não é preciso dizer o quanto a embalagem é importante para as empresas que atuam no segmento de bens de consumo, no entanto, não é fácil estabelecer o grau de importância que uma empresa atribui a este relevante componente de produtos e de linha de produção.

Em muitas empresas, a embalagem e sua gestão estão relegadas ao departamento de Compras ou à alguma pessoa do organograma para quem "sobrou" o assunto.

Falta nestas empresas uma abordagem sistemática, uma avaliação da relevância representada pela embalagem no negócio como um todo e parâmetros que permitam verificar se estão dando a este item um tratamento condizente com sua importância.

Tenho visto freqüentemente as embalagens serem tratadas como mais um dos insumos utilizados pelas empresas, recebendo a mesma atenção e o mesmo tratamento dedicados a itens que desaparecem da linha de produção e não são percebidos pelo consumidor final, como, por exemplo, os ingredientes secundários, o lubrificante das máquinas, o detergente para limpar o chão da fábrica e o pó do café servido aos funcionários da companhia.

Não quero dizer que estes itens não sejam importantes, mas apenas que o grau de interferência que eles têm é muito diferente do da embalagem, especialmente se a empresa atuar no segmento de Produtos de Consumo pois, para o consumidor destes, a embalagem representa muito mais do que a soma dos ingredientes e insumos que compõem o produto.

O consumidor não separa a embalagem do que ela contém. Para ele, a embalagem é, ao mesmo tempo, uma expressão e um atributo do conteúdo. É por meio dela que o consumidor forma conceito e atribui valor tanto ao produto como à empresa que o produziu. Ela é um componente fundamental para a construção da imagem da marca, pois é a expressão tangível de todos os seus significados.

A boa embalagem agrega valor e melhora a competitividade dos produtos tanto para fazer frente aos concorrentes do mundo todo que aqui aportam como fazer com que as exportações conquistem o sucesso nos mercados mais competitivos do planeta.

Por ser um componente fundamental na formação do custo e, conseqüentemente, no preço final do produto, a embalagem é um fator econômico importante para uma sociedade industrial moderna como é hoje a brasileira.

Como responsável pela proteção e manutenção das características básicas do produto e por permitir que ele seja transportado e distribuído em grande escala, a embalagem contribui para o desenvolvimento econômico e material da nossa sociedade, sendo um dos parâmetros que permitem avaliar o estágio de desenvolvimento alcançado pela nação.

Além de tudo o que foi descrito até aqui e após chegar à casa do consumidor e cumprir sua missão no manuseio e consumo do produto, a embalagem continua contribuindo para a sociedade, pois sua reciclagem traz de volta ao ciclo produtivo a matéria-prima utilizada em sua confecção.

A reciclagem, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, gera trabalho, renda e valor econômico, revestindo-se de um caráter utilitário excepcional para a sociedade como um todo.

Muitas empresas deixam de incorporar aos seus negócios uma grande ferramenta de marketing e vendas e, mais do que isso, deixam de utilizar todo o potencial que têm na construção da imagem da marca e de seus produtos.

As empresas que estão na liderança do mercado, bem como as grandes multinacionais, têm pessoas e departamentos inteiros dedicados a cuidar das embalagens, buscando extrair todos os seus benefícios e explorar suas possibilidades em favor dos produtos.

Empresas menores e intermediárias que estão lutando para conquistar posições devem prestar mais atenção na utilização da embalagem como fator estratégico para seus negócios e buscar uma nova abordagem para esta atividade em seu organograma. Estas empresas têm muito a ganhar, pois é justamente para elas que a embalagem pode representar um grande diferencial competitivo, uma vez que não dispõem de muitos recursos para ações de comunicação e mídia.
Tratar a embalagem como mais um insumo de produção, delegá-la a pessoas ou departamentos não-especializados e buscar reduzir custos não levam a empresa a conquistar uma melhor posição. A embalagem é um fator decisivo no novo cenário competitivo e as empresas que pretendem ter um lugar de destaque precisam fazer dela algo realmente importante em sua gestão empresarial.

Acredito que a gestão estratégica e eficiente de todo potencial oferecido pelas boas embalagens traz grandes benefícios para as empresas e para o próprio país, pois o Brasil cresce com a embalagem e precisa dela para progredir e conquistar novos mercados para seus produtos.

Fábio Mestriner é professor de Design da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, diretor da Packing Design de Embalagem e presidente da Abre - Associação Brasileira de Embalagem